8 P's do Marketing Digital

OS 8 P's do Marketing
São a evolução especialmente com as estratégias de Marketing baseadas em ferramentas digitais.
Pesquisa:
A pesquisa é a base, o pilar do restante trabalho. Uma pesquisa bem feita significa sucesso! Conhecer o consumidor é o início da comunicação com ele, quanto mais se conhecer o nosso consumidor, melhor é o entendimento da sua linguagem dos seus valores, desejos, dores, críticas e experiências.
É o consumidor que manda no nosso negócio e é ele que levará o nosso negócio ao sucesso ou insucesso, dependendo da experiência que lhe proporcionamos.
Pesquisamos tudo sobre ele, hábitos, o que ele procura na internet, em que mecanismos de busca.
Através de todas estas informações somos capazes de criar o nosso persona.
Persona é uma personagem que traduz fielmente o perfil do cliente ideal é um processo realizado através de uma pesquisa real com informações de clientes reais.
O cliente esta no centro de negócio sempre!
Portanto é pesquisa, pesquisa, pesquisa sempre!
Planeamento:
Com todos os dados que recolhemos na pesquisa, começamos a construir/ fazer o nosso planeamento.
A pesquisa vai-nos guiar nos canais de comunicação a utilizar, redes sociais, sites, blogs, email marketing, etc.
Definimos o conteúdo a ser abordado com os potenciais clientes.
São definidas metas a atingir, bem como quais serão os metódos utilizados para o desempenho das acções.
É feito um cornograma com todos os passos que iremos seguir na construção/lançamento da nossa marca ou produto.
É importante também analisar a situação atual, tanto em relação ao público como em relação à empresa em si. Como andam os lucros? Quanto pode ser investido no marketing?
A pesquisa é o guia do caminho a seguir.
Produção:
Após a pesquisa e o planeamento, vamos passar à prática, a produção da nossa estratégia.
A produção diz respeito a todos os preparativos que serão necessários para que a ação planeada realmente aconteça. Nesta etapa é preciso pensar em quais estruturas serão necessárias para a execução da acção, se novas tecnologias precisam ser contratadas ou criadas e outros aspectos que tiram o planeado do papel.
Na etapa de produção, lembre-se de procurar apoio em ferramentas já disponíveis no mercado, que te ajudam a automatizar resultados, fazer agendamentos, analisar SEO, entre outras funções. Bons exemplos são: Google Analytics, Facebook Insights, etc.
A produção é a execução do planeamento.
Publicação:
Esta é a fase em que as publicações que foram criadas são publicadas.
É na quarta etapa que os clientes precisam conhecer mais sobre os produtos/serviços que se está a oferecer.
Lembra-se do início o primeiro P, quando foi feita uma pesquisa sobre o seu público? É aqui que se vai usar todas as informações que absorvemos para chamar a atenção, atrair o público para o site, loja virtual ou landing page.
Tenha uma base de conteúdos prontos para não atrasar o cronograma criado no planeamento. E mantenha-se sempre atualizado, pois a Internet nunca dorme, por isso você precisa ficar por dentro de tudo!
O objetivo é estar no topo das pesquisas do Google, já que a maioria das pessoas raramente passam para a segunda página, quando não encontram aquilo que estão a pesquisar logo no início.
Promoção:
O 5ºP dos 8Ps do marketing digital está relacionado com os anúncios que serão publicados nas plataformas escolhidas no planeamento.
Os anúncios podem ir no Google, Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, Portais Especializados ou qualquer outra plataforma que ofereça visibilidade ao negócio.
Os anúncios podem ajudar no engajamento do conteúdo, principalmente nas redes sociais, a gerar bons resultados
Esta etapa tem que ser minuciosa, pois é ela que impulsionará o negócio, empresa ou produto.
Propagação:
Seja nas redes sociais, em fóruns, parcerias com youtubers ou blogueiras.
Tudo isso é possível para divulgar sua marca/negocio/produto e se aproximar do seu público/cliente.
A Internet é uma ferramenta que influência cada vez mais as compras dos consumidores.
Não somente pela abundância de informações e variedade de produtos, mas por causa dos influenciadores digitais que ganham mais poder a cada dia.
Fechar parcerias é um item que pode ajudar muito a um produto/serviço, principalmente durante o seu lançamento.
Selecione aqueles que fazem sentido para o seu negócio, afinal a sintonia ajudará nas vendas.
Personalização:
Uma das maiores vantagens do digital é a possibilidade de ajustar qualquer campanha, conteúdo e até mesmo o seu site a qualquer hora.
Pode demorar alguns meses até se conseguir alinhar a campanha e conteúdos para que se encaixe perfeitamente e comece a gerar resultados. Provavelmente uns 6 meses...
Você pode começar a fazer testes para verificar o que gera mais vendas. Com o tempo, vai-se conseguindo se familiarizar com o seu público/cliente e esse processo vai ficando mais fácil entender.
O momento do marketing é de experiência do usuário, e a personalização pode causar uma ótima experiência, pense nisso!
Precisão:
O último P dos 8Ps do marketing digita, refere-se às análises dos resultados alcançados em cada anúncio e/ou divulgação feita.
As próprias ferramentas de anúncios nas redes sociais, Google, e outras oferecem relatórios completos que apontam todos os engajamentos, sejam eles positivos ou negativos.
Essas informações servem como base para os próximos passos do marketing.
Caso os números sejam positivos você sabe no que está a acertar e pode melhorar. Caso contrário, você sabe onde estão os erros e tem a oportunidade de ajustar.
Lembre-se que o valor da massa de dados para o marketing digital é gigantesco, aproveite bem tudo o que for gerado e potencialize os negócios.
Quem não está na Internet, dificilmente será encontrado pelos seus clientes. Por isso é fundamental conhecer os caminhos necessários percorrer para que o seu produto/serviço seja um sucesso.
Formanda: Catarina Camacho Guimarães
UFCD-9219
25, Abril 2021
Formador: Carlos Galveias